O blog que disponibiliza espaço para a Sociedade Civil Organizada, em especial, para divulgação das reuniões e ações dos diversos Conselhos de nosso município e região.

sábado, 15 de maio de 2010

Concluída a 13ª Conferência Municipal de Saúde em Chapadinha-MA - 2010



A 13ª Conferência Municipal de Saúde em Chapadinha-MA transcorreu dentro da normalidade... para uma Conferência, é claro!

Contudo, um fato ainda chamou a atenção: o erro estratégico da Prefeitura ao encaminhar o Projeto de Lei à Câmara Municipal restringindo a permanência de alguns conselheiros que votaram contra a aprovação das contas da Saúde de 2009, tudo isso há dois dias da Conferência, o que ainda provocou um desgaste no final do evento quando emergiram controvérsias acerca da nova lei no sentido da composição do Conselho e quanto à pr
ópria validade dessa nova lei.

O Conselheiro Francisco Carvalho (Chico da Cohab), apesar da adversidade "legal", conseguiu alferir sua recondução ao cargo de conselheiro através de votação em seu segmento.
Houve contestação por parte da coordenação da Conferência, o que não fora acatada pelo conselheiro Chico, restando solução posterior.

O setor da Sociedade Civil demonstrou descontentament
o mas ponderou a reação, o que não significa que ações posteriores não possam ser realizadas no sentido da superação da nova lei e a permanência do conselheiro no Conselho Municipal de Saúde.

Fora essa situação constragedora (provocada pelo próprio Poder Público Municipal), explano neste momento alguns pontos positivos e algumas deficiências presentes em nossa Conferência. Primeiramente as deficiências, pois quero terminar o artigo com algo mais agradável.




DEFICIÊNCIAS

- no primeiro dia, não houve lanche para os participantes, apesar de o início estar agendado para as 18 h
oras. Especialmente penso no pessoal do Conselho e os organizadores, que já estavam no recinto a tarde toda.

- material de divulgação e kits dos conferencistas (delegados e participantes em geral) de baixa qualidade, com pastas simplórias e ausência de faixas com a referência da Conferência e seu tema.

- os crachás dos delegados não podiam ser facilmente distintos dos participantes em geral, o que dificultava diferenciá-los na concessão
do direito a voto.

- as pessoas que estavam nas mesas de inscrições estavam um tanto quanto desprovidas de informações acerca de categorização de entidades e segmentos.

-
pressão sobre a companheira Bernardete (deficiente física) para conceder sua vaga de conselheira para determinada Entidade de nosso município, inclusive com manifestação "infeliz" ao microfone direcionada à companheira.

- o insulto direcionado ao sr. Eduardo quando um certo senhor pronunciou-se acerca de ações beneficentes. Vale lembar que para falar do senhor Eduardo é preciso ter MUITA MORAL.

- a péssima imagem que a Gestão Municipal nutriu perante diversos setores da Sociedade Civil em consequência da nova lei votada na Câmara Municipal dois dias antes da Conferência.

- (...)


POSITIVOS


- a participação da Sociedade Esportiva Real Brasil, com seus meninos cantores, e o grupo musical juvenil coordenado pelo colunista Celso Lopes, os "Anjos do Império". Isso demonstra um fortalecimento de ações de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.


- a tranquilidade da senhora prefeita durante os dois dias de Conferência. Quando ela está estressada... sua assessoria fica atrapalhada (rs).


- o planejamento distribuiu bem o tempo para as diversas fases da Conferência.


- no segundo dia, houve lanche à vontade e distribuição de camisas.

- a atuação efetiva de uma equipe de apoio ao senhor Joaquim (Bic-Bic): Dr. Almir e Alexandre Pinheiro.

- um certo clima de vivência da democracia nos pronunciamentos durante a Conferência.

- a grande renovação do Conselho Municipal de Saúde, com a entrada de novos e importantes personagens da sociedade chapadinhense, como o Pastor Pedro Vilela, o Professor Francejane e Professor Jânio, dentre outros.


- (...)




Essa nova composição do Conselho Municipal de Saúde tem grandes desafios pela frente, como a manutenção, ou não, da desaprovação das contas da Secretaria de Saúde referentes a 2009, além da intensificação do Controle Social sobre a Gestão da Saúde no município.


Uma nova geração de conselheiros precisa de uma fase de capacitação e de ganho de experiência. Contudo, acreditamos que as novas lideranças que aderiram ao grupo já têm bastante clareza de seu papel e das exigências que seu cargo de conselheiro tem.

Aguarde a edição das fotos!


Jânio Rocha Ayres Teles
Conselheiro Municipal de Saúde (recém eleito)



Nenhum comentário:

Postar um comentário